Uma empresa de planeamento urbano francesa desenvolveu recentemente um plano para converter a Torre Eiffel numa árvore gigante, cobrindo-o com 600 mil plantas. A ideia é plantar, literalmente, os 324 metros com 12 toneladas de mangueiras de borracha e instalar os sacos com vegetação para transformá-la numa árvore crescendo organicamente. A empresa diz que o projeto custaria 72milhões de euros e 87,8 toneladas eliminar o dióxido de carbono do ar de Paris.
Como paisagista penso que ideia até nem é má...excepto ser num dos monumentos mais famosos do Mundo que prima pela sua beleza natural e não se estiver "vestida" de verde... Em termos ambientais, a ideia até pode ser boa, mas não é por aí que devem seguir! O Facto de "vestirem" a Torre Eiffel de vegetação não vai melhorar em nada os níveis de poluição da cidade, é apenas mais um pretexto desta empresa para conseguirem convencer a Câmara parisiense a seguir em frente com este "excêntrico" projecto... Em termos económicos é uma treta. Estão a gozar connosco??? Numa outra altura esta ideia é parva na sua totalidade (tanto pela ideia em si como pelo gasto económico), mas é extremamente parva em tempos de crise (estejam eles ou não em crise!)... Esqueçam isso! A ideia é parva e desnecessária.
Pode saber mais em:
http://www.plataformaarquitectura.cl/2011/12/07/torre-eiffel-verde-podria-eliminar-878-toneladas-de-dioxido-de-carbono-en-paris/
Sem comentários:
Enviar um comentário