Conheça os 12 equipamentos eléctricos que estão a levar a sua conta da luz para os três dígitos... Partindo da absoluta certeza da subida, em Portugal, da taxa de IVA sobre a electricidade (e, já agora, sobre o gás), e o efeito que tal aumento terá nos preços finais para os clientes particulares e empresas, o Green Savers elaborou uma lista dos 12 equipamentos eléctricos que estão a levar as nossas contas da luz para números nunca antes vistos. Quem sabe, para os três dígitos. Como a medida está prevista, em Portugal, para este semestre, comece já a fazer as contas e descubra onde pode poupar. Se o nosso leitor residir no Brasil, Angola ou noutro País, esta lista não deixa de fazer sentido. Os electrodomésticos e gadgets são os mesmos em todo o lado, assim como o seu consumo energético. Se quer poupar, então tome nota dos equipamentos eléctricos que deve utilizar menos vezes:
1- Tvs Plasma - Os plasmas estão na moda, mas a má notícia é que um 27’’ consome entre 110 a 120 watts. E se um típico LCD de 42’’ consome 200 watts, quando falamos de um plasma este valor sobe para os 324 watts.
2- Molduras Digitais - Este pedaço de tecnologia está a ficar cada vez mais barato, o que aumenta, como é lógico, as suas vendas. Para se ter uma ideia do que consome este gadget, fique com um dado: segundo o Instituto de Pesquisa de Electricidade dos Estados Unidos, se cada lar norte-americano tivesse uma destas molduras ligada, seriam precisas cinco centrais nucleares só para alimentar este processo energético.
3- Consolas de Videojogos - As PS3, Xbox ou Wii são um clássico do consumo energético. Novamente nos socorremos de um dado do Instituto de Pesquisa de Electricidade do Estados Unidos para provarmos o poder energético destes centros de entretenimento: colectivamente, todas as consolas existentes nos Estados Unidos consomem a mesma energia que a cidade de San Diego, com 1,3 milhões de habitantes.
4- Set-top-boxes - Se tem Zon ou Meo, a set-top box é a caixa que utiliza para mudar o canal ou descodificar os canais Premium. Uma autêntica devoradora de energia.
5- Carregadores de Bateria - Os carregadores de baterias – telemóveis, PDA, iPod ou outros leitores de mp3 – são pequenos consumidores de energia, mas com tantos gadgets em casa e esquecimentos do equipamento na respectiva ficha, o consumo acumula-se perigosamente.
6- Aparelhos ligados - Seja qual for o aparelho – televisão, impressora, monitores de computador, rádios -, se ele estiver ligado 24 horas por dia, então a conta da electricidade sairá sempre cara.
7- Adaptadores de energia - Os adaptadores de energia, por exemplo para os portáteis, estão cada vez mais eficientes. Mas se hoje a percentagem de eficiência se situa nos 80% (tendo em conta a eficiência em converter electricidade em energia), há cerca de cinco anos ela não passava dos 60, 65%.
8- Aquários - O aquário insere-se na lista de equipamentos que estão sempre ligados, pelo que o consumo de energia é alto… demasiado alto.
9- Desumidificadores - O desumidificador é outro glutão de energia. Para termos uma ideia, ele chega a gastar o dobro da energia anual consumida por uma televisão de 27’’.
10- Máquinas de café - As máquinas de café também consomem muita energia, funcionando, normalmente, com 900 a 1200 watts.
11- Purificadores de Ar - Um purificador de ar gasta por ano, em média, mais 60% de energia que um frigorífico novo. Esclarecido?
12- Lâmpadas Incandescentes - Sim, as lâmpadas incadescentes continuam a ser das que mais contribuem para a nossa factura energética. Não é um lugar comum da sustentabilidade, é uma verdade para ser levada bem a sério.
Sem comentários:
Enviar um comentário